Depois de ouvir tanta coisa... a verdade é uma, a maior parte dos jovens que querem dar os primeiros passos na carreira da arqueologia fazem esta pregunta, muitas vezes sem resposta!
Afinal qual e o estado do ensino superior de arqueologia em Portugal?
Afinal qual e o estado do ensino superior de arqueologia em Portugal?
2 comentários:
Boa noite. Sou estudante da EPA e peloque vejo de experiências de trabalhos em conjunto com alunos universitários é mau por um lado. Teórico não estão mal, mas prático estão muito atrás. Têm poucas práticas e isso refecte no nível dos arqueólogos em Portugal.
Não é fazer publicidade porque e m certas coisas deixa e não deixa a desejar, mas a EPA os arqueólogos saem mais bem prepados do que os restantes porque temos mais bases.
Sou estudante de uma Licenciatura em Arqueologia. Em quase todas as universidades existem problemas a nível dos planos de estudo dos respectivos cursos. Neste momento as universidades têm a função de dar alguma informação, abrir os horizontes do conhecimento, competindo ao aluno fazer pesquisa sob orientação dos seus professores.
Penso que um dos melhores cursos de Arqueologia a ser leccionado neste país está na Universidade do Minho, devido ao seu plano de estudos. Existe uma grande ligação entre as cadeiras prácticas e teóricas, onde as primeiras atingem uma amplitude, talves única no panorama nacional, dando aos alunos uma grande experiência de campo. Penso que outro factor da maior importância para o sucesso do curso está relacionado com o "painel" de ilustres professores.
Enviar um comentário