Marvão descobre 275 sítios arqueológicosA nova carta arqueológica do concelho alentejano de Marvão apresenta 275 sítios arqueológicos identificados, mais 200 do que os apurados há 60 anos, segundo um estudo da Universidade de Évora (UE), realizado durante seis meses.
Jorge Oliveira, coordenador da área de arqueologia da UE, disse hoje à agência Lusa que o resultado de 275 sítios arqueológicos identificados foi obtido após uma «prospecção sistemática» no terreno por parte da equipa de trabalho.
A nova carta arqueológica de Marvão foi, agora, divulgada em livro, numa edição especial da «Ibn Maruam», publicação dirigida pelo município local.
O documento, com 198 páginas, é assinado pelos docentes da Universidade de Évora Jorge Oliveira, Sérgio Pereira e João Parreira.
O concelho de Marvão foi o primeiro do país, há 60 anos, a possuir uma carta arqueológica, documento que identificava na época 78 locais.
«Esse trabalho, desenvolvido, na altura, por Afonso do Passo, foi efectuado de forma sumária, numa prospecção em passeio, mas mesmo assim identificou 78 sítios arqueológicos», explicou Jorge Oliveira.
A partir da nova carta arqueológica, segundo o mesmo especialista, a autarquia de Marvão, entidade que pediu o levantamento, fica munida de um documento «precioso para o planeamento e gestão autárquica».
Na opinião de Jorge Oliveira, o levantamento arqueológico efectuado «servirá, seguramente, como ponto de partida para novas investigações, que conduzirão a um mais aprofundado conhecimento do passado desta região».
O responsável manifestou-se também convicto de que a nova carta arqueológica vai permitir «evitar a destruição patrimonial que, muitas vezes, acontece por acidente ou por uma outra causa desconhecida».
«Este documento evita essas situações, porque a informação está geo-referênciada e, com facilidade, qualquer técnico ou projectista poderá adquirir estes dados, evitando a destruição de certos e determinados sítios», concluiu.
Diário Digital / Lusa
17-12-2007 13:45:00
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário