quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

"Caçadores de tesouros" em Vinhais

"Caçadores de tesouros" à portuguesa têm escavado os principais sítios arqueológicos de Trás--os-Montes, destruindo legados do passado enquanto procuram hipotéticos tesouros, denunciou à Lusa o arqueólogo Luís Pereira, do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

Segundo o arqueólogo, os indivíduos, munidos de detectores de metais e pás, partem à procura de riqueza deixando atrás de si vestígios de destruição que começam a causar muitas preocupações. O responsável pela extensão do IGESPAR em Trás-os-Montes garante já ter encontrado vestígios desta prática e um dos locais mais "atacados" tem sido a gruta conhecida como Lorga de Dine, no concelho de Vinhais, no Parque Natural de Montesinho, um dos locais mais representativos do Calcolítico e da Idade do Bronze.

As salas e galerias têm sido vandalizadas à procura de tesouros, acredita o arqueólogo. A Câmara de Vinhais está a desenvolver um projecto de valorização do local, mas a sua protecção é complicada. Ali habita uma colónia de morcegos protegidos que precisam de sair à noite, o que não permite fechar o acesso.

A GNR de Bragança garantiu à Lusa não ter registado qualquer queixa sobre esta actividade, embora seja do conhecimento geral que algumas pessoas encontram objectos antigos.

IN: Jornal de Noticias 19/12/2007
http://jn.sapo.pt/2007/12/19/ultima/cacadores_tesouros_vinhais.html

3 comentários:

Soulless Jack disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Soulless Jack disse...

Infelizmente esta é uma realidade em Tras os Montes. Sendo eu do sistrito de Bragança, concelho de Macedo de Cavaleiros,Assistente de Arqueólogo e tendo ja participado em várias escavações no concelho, ja me deparei por vezes com estes atentados ao património. A pergunta recorrente das pessoas quando sabem de uma escavação é: "Já encontraram algum tesouro?". Por vezes a falta de cultura de certas pessoas ronda o insultivo...

Anónimo disse...

É verdade caro colega e muito normal isso tipo de comentarios por parte das populações que habitam a volta da area de escavação!
É pena que tipo de situações não aconteça só em vinhais mas sim um pouco por todo Portugal!
E a culpa de quem é?
É precisso garantir que o patrimonio e tratado com todo o respeito que merece!
ISTO E UMA VERGONHA!
CAÇADORES DE TESOUROS? PARA LEVAREM MEIA DUZIA DE CACOS PARA CASA DOS QUAIS NEM SEQUER SABEM O QUE SÃO!