quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Qual é o melhor estabelecimento de ensino para tirar o curso de arqueologia em Portugal???


Depois de ouvir tanta coisa... a verdade é uma, a maior parte dos jovens que querem dar os primeiros passos na carreira da arqueologia fazem esta pregunta, muitas vezes sem resposta!
Afinal qual e o estado do ensino superior de arqueologia em Portugal?

2 comentários:

Exsecratvs disse...

Boa noite. Sou estudante da EPA e peloque vejo de experiências de trabalhos em conjunto com alunos universitários é mau por um lado. Teórico não estão mal, mas prático estão muito atrás. Têm poucas práticas e isso refecte no nível dos arqueólogos em Portugal.

Não é fazer publicidade porque e m certas coisas deixa e não deixa a desejar, mas a EPA os arqueólogos saem mais bem prepados do que os restantes porque temos mais bases.

Anónimo disse...

Sou estudante de uma Licenciatura em Arqueologia. Em quase todas as universidades existem problemas a nível dos planos de estudo dos respectivos cursos. Neste momento as universidades têm a função de dar alguma informação, abrir os horizontes do conhecimento, competindo ao aluno fazer pesquisa sob orientação dos seus professores.
Penso que um dos melhores cursos de Arqueologia a ser leccionado neste país está na Universidade do Minho, devido ao seu plano de estudos. Existe uma grande ligação entre as cadeiras prácticas e teóricas, onde as primeiras atingem uma amplitude, talves única no panorama nacional, dando aos alunos uma grande experiência de campo. Penso que outro factor da maior importância para o sucesso do curso está relacionado com o "painel" de ilustres professores.