sábado, 15 de dezembro de 2007

e assim vai a arqueologia...

No sitio arqueológico do Prazo ("musealizado"), em Freixo de Numão, encontram-se as seguintes placas informativas:


Ambas se referem quer ao período Mesolítico bem como à Idade do Bronze como sendo datados de 700/800 a.C. (para além de escritas na ordem inversa ao correcto, devia estar 800/700 a.C.) , ambas as datas são incorrectas para qualquer um dos períodos – inserem-se quando muito na Idade do Ferro (os vestígios aparentam ser, quanto a mim, da I.Ferro/castrejos)…

Agora pergunto, que estará incorrecto: as datas, ou os períodos cronológicos atribuidos aos vestígios? Ambos?
Quem sabe, pois nesta estação arqueológica tudo parece ser possível…
Aqui é quanto a mim tudo muito suspeito, reconstruções, datações, contexto, etc...
A quem puder... visite e veja pelos seus próprios olhos!

3 comentários:

Anónimo disse...

De facto há alguns erros na placa que devem ser corrigidos, mas o que mais me admira é que com tantos arqueólogos ou pseudo - arqueólogos que por Freixo passam, nunca ninguém tenha proposto ou tentado corrigir a situação…Talvez até quem postou esta mensagem no blog, talvez já lá tenha estado e nada feito!
Agora por em causa o trabalho das gentes da terra com comentários irónicos, quando não se é capaz de fazer melhor, isso é fácil. Encontrar erros não custa, mas tentar corrigi-los e fazer melhor é que é capaz de custar muito…
No próximo verão certamente dizes maravilhas da terra…

Mauro disse...

Caro(a) Kako, desculpa a demora em dar-te resposta, mas julguei que receberia no meu email notificação aquando de comentários nas minhas entradas no blogue, aparentemente tal não acontece (situação a resolver).

Não sou ainda arqueólogo, ou pseudo, sou estudante e sim, já estive em Freixo de Numão por várias vezes (senão esta entrada não existiria... as fotos foram tiradas por mim), em trabalho e visita, gosto da terra e das pessoas.

Quanto à situação no Prazo, acho aquela estação um atentado ao bom senso... de cada vez que la vou há novas "reconstruções" - e na maior parte claramente abusivas até para olhos menos treinados como são ainda os meus. O trabalho de Sá Coixão enquanto arqueólogo, e apenas enquanto arqueólogo pois é laguem que adora a sua vila e que tudo faz/tenta fazer para o melhoramento desta (e não ponho em causa nunca a gente da terra), não consigo, nem irei deixar de o pôr em causa pois é ultrapassado, abusivo, pouco cientifico (basta ver as estações arqueológicas do Prazo e mais recentemente da Curiscada)... e é para além disso um individuo intransigente, pelo que alerta-lo para os erros nestas placas e (n)outros locais seria cair em "saco roto"!

Tu que provavelmente até trabalharás com Sá Coixão, porque não procuras evitar que este tipo de situação aconteça?? Ou nunca havias reparado nos erros? [falta de conhecimentos?!]

deixo aqui já agora mais dois exemplos do que se passa por aqueles lados:
http://asnoitesbrancas.blogspot.com0/2007/11/pontap-no-portugus.html

http://uk.youtube.com/watch?v=N3EOROZI9Sk

Por ultimo: Kako? Porque não te identificas?

Cumprimentos

Mauro disse...

Aguardo resposta!