domingo, 25 de novembro de 2007

Réplica da gravura do sítio do Fariseu pronta em 2008


A réplica da rocha do sítio do Fariseu, no Vale do Côa, cujos trabalhos de levantamento foram hoje iniciados por uma equipa espanhola, deverá estar concluída em Março de 2008, disse à Lusa um elemento do grupo.

Os trabalhos de campo para execução de quatro réplicas de rochas com gravuras do Vale do Côa, destinadas a serem exibidas na exposição permanente do futuro Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, foram hoje iniciados e prolongam-se até domingo.

Na operação, realizada após uma descida das águas do rio, estão envolvidos três técnicos de uma empresa espanhola que, entre outros trabalhos, foi responsável pela elaboração do fac-simile da Gruta de Altamira (Espanha).

A réplica de maiores dimensões será a da «rocha 1» do sítio do Fariseu, que contém 86 gravuras rupestres e costuma estar submersa a três metros de profundidade.
Alberga mais de 80 motivos gravados, na sua maioria cavalos ou auroques, mas também os primeiros exemplares de camurças descobertos no Côa, segundo os especialistas.

No arranque dos trabalhos, Cármen Gonzalo, técnica e gerente da empresa Tragacanto, admitiu à Lusa que «o trabalho final» levará, «pelo menos, três a quatro meses» a ser executado.
Explicou que o levantamento do painel rupestre está a ser feito com a utilização de um scanner laser para o registo metódico e em profundidade de toda a área a replicar com um detalhe da ordem dos 0,2 milímetros.

A rocha do sítio do Fariseu, que está permanente submersa, foi escavada e coberta com um plástico preto para que os trabalhos «muito minuciosos e precisos», segundo a técnica, possam ser executados.

«Em cada metro quadrado gastamos cerca de duas horas», referiu Cármen Gonzalo.

Diário Digital / Lusa
23-11-2007 15:56:34



Sem comentários: