segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Vale do Côa, parque arqueológico

"Os Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa situam-se ao longo das margens do rio Côa, sobretudo no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Formam uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras em pedra datadas do Paleolítico Superior (22000 - 10000 a.C.), constituindo o mais antigo registo de actividade humana de gravação existente no mundo.

O património mundial enriqueceu-se em 1994 com o achado do maior complexo de arte rupestrerio Douro, no nordeste de Portugal. Desde Agosto de 1996, o Parque Arqueológico do Vale do Côa organiza visitas a alguns núcleos de gravuras. paleolítico ao ar livre conhecido até hoje. Há 20 000 anos atrás o homem gravou milhares de desenhos representando cavalos e bovídeos nas rochas xistosas do vale do Côa, afluente do

No vale do Côa existem centenas, talvez milhares de gravuras do período Paleolítico. O seu estudo está a ser realizado por uma equipa de arqueólogos coordenada por Mário Varela Gomes e António Martinho Baptista e demorará anos, talvez décadas.

As gravuras têm como suporte superfícies verticais de xisto, com exposição preferencial a nascente. A dimensão das gravuras oscila entre 15 cm e 180 cm, embora predominem as de 40-50 cm de extensão. As técnicas de gravação usadas são a picotagem e o abrasão, que por vezes coexistem, com o abrasão regularizando a picotagem. Os traços são largos, embora sejam por vezes acompanhados de uma grande quantidade de finos traços, que serviram de esboço ou complementavam os anteriores. Noutros casos, estes traços finos desenham formas dificilmente perceptíveis. Existem também gravuras preenchidas com traços múltiplos. As gravuras representam essencialmente figuras animalistas, embora se conheça uma representação humana e outra abstracta. Em Março de 95, ainda não se conheciam representações de signos, característicos da arte rupestre paleolítica. Os animais mais representados são os cavalos e os bovídeos (auroques). Exclusivos em certos núcleos, eles podem também coexistir com caprídeos e cervídeos. Os animais aparecem isolados ou em associação, constituindo autênticos painéis. As representações de animais podem sobrepor-se mais ou menos densamente, como podem também estar bem individualizadas.

Locais classificados

Em Março de 95 já tinham sido identificados 14 locais de arte rupestre paleolítica, distribuindo-se ao longo de uma dezena de km. São eles, de norte a sul:

  • Broeira
  • Canada do Inferno/Rego da Vide
  • Faia
  • Faia (Vale Afonsinho)
  • Vale das Namoradas
  • Vale de Moinhos
  • Vale de Figueira/Texiugo
  • Ribeira de Piscos/Quinta dos Poios
  • Meijapão
  • Fonte Frieira
  • Penascosa
  • Quinta da Ervamoira
  • Salto do Boi (Cardina)
  • Ribeirinha
  • Quinta do Fariseu
  • Quinta da Barca

1 Vale de Cabrões (V. N. de Foz Côa)

Traços lineares cérvico-dorsais.

2 Vale de José Esteves (V. N. de Foz Côa)

Um veado inciso preenchido com traços múltiplos.

3 Broeira (Castelo Melhor)

Traços lineares cérvico-dorsais.

4 Vale dos Moinhos (V. N. de Foz Côa)

Duas rochas com zoomorfos incisos preenchidos com de traços múltiplos.

5 Canada do Amendoal I (Castelo Melhor)

Pequeno painel sob abrigo, com figuras incisas preenchidas com traços múltiplos.

6 Canada do Inferno/Rego da Vida (V. N. de Foz Côa)

Rocha 1, com figuras densamente sobrepostas, mostrando a associação de dois bovídeos e a gravura de um cavalo, ou cervídeo. Gravuras incisas preenchidas com traços múltiplos. O caprídeo também está, embora escassamente, representado. Existem mais 10 painéis, submersos pelas águas do regolfo da barragem do Pocinho. Incluem um possível veado em sobreposição e um cavalo com cerca de 180 cm.

7 Vale Videiro (V. N. de Foz Côa)

Não divulgadas.

8 Vale de Figueira II (V. N. de Foz Côa) Representação exclusiva de bovídeos.

9 Foz dos Piscos / Quinta dos Poios (Muxagata)

Representação exclusiva de bovídeos, sendo de destacar um pequeno touro com 15 cm de comprimento.

10 Ribeiro dos Piscos I (Muxagata)

Rocha II com representação de um cervídeo, sem haste (possível fêmea) executado em traço fino por abrasão, grandes bovídeos com cerca de 180 cm, uma cena de acasalamento de dois equídeos, em sobreposição parcial, e a representação de um homem.

11 Quinta da Barca I-II (Chãs)

Representação exclusiva de caprídeos.

12 Quinta da Barca III (Chãs)

Representação exclusiva de caprídeos.

13 Penascosa (Castelo Melhor)

Dois caprídeos, medindo 15 cm de comprimento. A rocha 3 apresenta um grupo de bovídeos, densamente sobrepostos, executados por abrasão, sobrepondo-se a uma cabeça de cavalo executada por percussão.

14 Faia VI (Cidadelhe)

Figuras gravadas no granito (único caso conhecido na altura), representando dois bovídeos afrontados e a sequência de quatro cabeças de bovídeo apontadas em direcção ao chão. As gravuras estão associadas a pinturas esquemáticas da Pré-história recente. Certos traços pintados acrescentam pormenores não gravados, admitindo-se a hipótese de alguns dos elementos pictóricos serem paleolíticos. Municípios abrangidos pelo Parque Arqueológico do Coa: Figueira de Castelo Rodrigo,Meda,Pinhel e Vila Nova de Foz Coa,todos situados no distrito da Guarda."

Hoje os locais identificados e registados já ultrapassam os 100...

Um local visitar sem falta - há 3 sítios abertos/visitáveis ao/pelo publico: Penascosa, Ribeira de Piscos e Canada do Inferno...

Horários

As visitas devem ser reservadas com a devida antecedência (uma semana), uma vez que existe um limite diário de visitantes que não pode ser excedido.

Telefone:  (+351) 279 768 260/1
Fax: (+351) 279 768 270
E-mail (visitas): visitas.pavc@ipa.min-cultura.pt

Horário de Funcionamento

A recepção encontra-se todos os dias aberta, excepto à segunda-feira, na sede, em Vila Nova de Foz Côa: 9:00 às 12:30 e 14:00 às 17:30.

Encerramento

Às segundas-feiras o Parque está encerrado ao público (Sede e Centros de Recepção de Muxagata e de Castelo Melhor). Neste dia não se realizam visitas.

O Parque encerra ainda nos seguintes feriados: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

Visitas

Canada do Inferno

Local de partida:
Sede do Parque em Vila Nova de Foz Côa

Duração da visita:
1h 30min (aprox.)

Ribeira de Piscos

Local de partida:
Centro de Recepção de Muxagata

Duração da visita:
2h 30min (aprox.)

Penascosa

Local de partida:
Centro de Recepção de Castelo Melhor

Duração da visita:
1h 30min (aprox.)

(Preço: 5 € por pessoa para cada sitio)

em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADtios_de_Arte_Rupestre_do_Vale_do_C%C3%B4a
mais informação: http://www.ipa.min-cultura.pt/coa/

Foto: pormenor de rocha gravada na Penascosa (Por: Mauro)

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.