segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Exposição HISTÓRIA PERDIDA no MNA

HISTÓRIA PERDIDA
Uma exposição acerca do comércio ilícito de antiguidades no mundo

Inauguração: dia 31 de Janeiro, às 18 horas
Aberta ao público entre 1 de Fevereiro e 23 de Março de 2008

Promovida pela Fundação Helénica para a Cultura e apresentada inicialmente ao público no Museu Benaki, em Atenas, esta exposição é agora trazida a Portugal, antes de seguir para a sede da UNESCO, em Paris. Continuará depois em itinerância pelos principais museus de antiguidades da Europa e da América.
A deslocação ao nosso País, em situação privilegiada e inicialmente prevista para ter lugar durante a Presidência Portuguesa da UE, decorre da cooperação institucional estabelecida entre o Museu Nacional de Arqueologia e as Embaixadas da Grécia e de Chipre em Portugal.
Trata-se de uma exposição de vincada intenção didáctica, recorrendo abundantemente a tecnologias digitais e interactivas, tais como:
-painéis documentais, retro-iluminados
-écrans tácteis interactivos
-jogos interactivos
-filmes e documentários
-réplicas de peças roubadas e depois recuperadas
-e ainda o documentário de TV “Network”, de Andreas Apostolidis, nomeado para o Prémio EUROPA 2007, exibido em permanência na sua versão original inglesa, em auditório anexo ao espaço expositivo.


Dada a grande actualidade e a projecção mundial do tema tratado, foi expressamente convidado para dirigir algumas palavras aos presentes na inauguração Lord Colin Renfrew, o mais famoso arqueólogo inglês da actualidade e um dos principais defensores do estabelecimento de normas e procedimentos internacionais visando o combate ao tráfico de antiguidades.
No sítio Internet do Museu Nacional de Arqueologia (http://www.mnarqueologia-ipmuseus.pt/), na página imprensa, encontra-se diversa documentação adicional referente a esta exposição e às temáticas nela tratadas.


CONFERÊNCIA DE LORD COLIN RENFREW - entrada livre, 1 de Fevereiro 2008 pelas 18 horas no Auditório do Museu Nacional de Arqueologia (MNA)




1 comentário:

Mauro disse...

A conferencia de sir Colin Renfrew foi cancelada à ultima hora.