terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Ruínas de São Cucufate voltam a fechar ao público.

As ruínas romanas de São Cucufate, situadas na freguesia de Vila de Frades, no concelho alentejano da Vidigueira (Beja), voltaram a fechar ao público, por falta de pessoal, disse hoje à agência Lusa fonte autárquica.
O monumento, um dos principais vestígios romanos e um dos grandes atractivos turísticos no Baixo Alentejo, fechou ao público a 30 de Dezembro, quando os dois funcionários que trabalhavam no local terminaram os contratos e não foram substituídos em tempo oportuno, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades, Luís Amado.
«Mais uma vez as ruínas estão fechadas ao público», lamentou o autarca, lembrando tratar-se de «uma situação que tem vindo a repetir-se periodicamente, nos últimos anos».
A abertura das ruínas ao público é assegurada por funcionários contratados ao abrigo de um protocolo de mercado social de emprego entre o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), entidade que tutela o monumento, e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). «O IGESPAR continua a assegurar a abertura do monumento com pessoal contratado e subsidiado a prazo pelo IEFP», o que «não dá garantias de futuro», lamentou Luís Amado.
De acordo com o autarca, «só a criação de um quadro de pessoal irá resolver definitivamente o problema das ruínas», que, frisou, «fecham sempre ao público durante os períodos de transição entre os contratos dos funcionários subsidiados pelo IEFP».
O autarca manifestou-se também preocupado com a vegetação espontânea no local e que «não tem sido tratada» e «está a tapar as ruínas, dificultando a sua observação».
A Junta de Freguesia de Vila de Frades já expôs a situação actual das ruínas à Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) e aguarda uma resposta, disse Luís Amado.
A Lusa tentou hoje contactar o director da DRCA, José Nascimento, que se encontrava indisponível.

Diário Digital / Lusa 11-01-2008 16:41:00
IN: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=313280

Sem comentários: